God's Hammer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 55 em Ter Mar 09, 2021 10:21 am
Últimos assuntos
» Diário de Campanha - A Sombra de um Mythallar - 3º Trecho Provisório.
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeSex Mar 22, 2013 3:47 pm por Igor

»  Diário de Campanha - A Sombra de um Mythallar - 2º Trecho Provisório.
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeSex Mar 22, 2013 3:42 pm por Igor

» Rascunho de Histórias
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeTer Mar 20, 2012 10:04 pm por Igor

» A Sociedade de Águas Profundas.
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeSeg Mar 19, 2012 4:21 pm por Igor

» DM Igor - Proposta do PBF
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeTer Out 04, 2011 1:30 pm por Igor

» Pesquisa de Campanha: O Início de Um Começo.
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeQui Set 29, 2011 11:36 pm por davicanabrava

» Assuntos Gerais: Forgotten Realms.
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeDom Set 25, 2011 9:16 pm por Igor

» Diário de Campanha - Vigilantes da Chama (Desativado).
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeDom Set 25, 2011 3:12 pm por davicanabrava

» Diário de Campanha - PASSADO PARA O BLOG.
Calendário dos Reinos. I_icon_minitimeSáb Set 24, 2011 10:35 am por davicanabrava


Calendário dos Reinos.

Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Calendário dos Reinos.

Mensagem por Igor Qua Out 27, 2010 10:22 pm

Calendário dos Harptos

O calendário que se segue é suficientemente genérico para ser aplicado a todas as regiões dos Reinos. O ano consiste de 365 dias: doze meses de exatamente trinta dias - graças a única lua e seus rastros, e mais cinco dias especiais que caem entre os meses. Os anos bissextos são mantidos apenas por conveniência, fornecendo um sexto dia especial que é usado como base para contratos de longos prazos.

Calendário dos Reinos. Harptos1

Os meses são subdivididos em três períodos de dez dias. Esses períodos são conhecidos comumente por vigílias, dezenas, domens, hyrars ou cavalgadas através dos reinos. O último é o termo usado normalmente em Cormyr e nas Terras dos Vales, mas o termo dezenas é o mais difundido entre os Reinos.

A nomenclatura dos meses é padronizada, mas o sistema de datação dos anos varia de lugar para lugar. Usualmente, começam a ser contados depois de um evento de grande magnitude religiosa ou política. Cada nação tem suas culturas com suas histórias, portanto, com calendários (cômputos) diferentes. O sistema de classificar os meses recebeu o nome do seu inventor, Harptos de Kaalinth, um mago que já morreu há muito tempo. Esse é o sistema utilizado no Norte.

Calendário dos Reinos. Calendarharptos


Última edição por Jango em Dom Set 11, 2011 3:55 pm, editado 3 vez(es)
Igor
Igor
Narrador
Narrador

Mensagens : 620
XP : 750
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Igor Qui Out 28, 2010 3:36 pm

Dias Especiais do Calendário:

Festival do Inverno: É uma grande comemoração, onde os lordes locais planejam o ano que está por vir, fazem e renovam alianças e mandam presentes para demonstrar suas boas intenções. Para as pessoas comuns no resto dos Reinos, este é o Dia do Meio do Inverno, o mais frio do ano.

Festival do Plantio: É o começo oficial da primavera, um dia de descanso. Algumas flores que foram cuidadosamente criadas em estufas nas fazendas e templos são abençoadas e atiradas sobre a neve para trazer uma boa colheita na estação vindoura.

Festival do Verão: Chamado de Noite de Verão, ou a Longa Noite, é uma data de comemoração, música e amor. Em uma cerimônia que acontece em certos lugares, moças solteiras andam pela floresta e são "caçadas" pelos seus pretendentes através da noite. Geralmente os noivados são realizados nesta época. É realmente muito raro o tempo estar ruim nesta noite - caso esteja, esse acontecimento é considerado um mau presságio, que costumeiramente prevê fome ou praga.

Festival da Colheita: É o dia que anuncia a chegada do outono e, conseqüentemente, da colheita. É uma festa que geralmente continua até o fim da colheita, garantindo comida para aqueles que retornam dos campos. Neste dia, os viajantes se apressam para evitar serem pegos no meio da viagem pela chuva, lama e neve.

Festival da Lua: Este festival é o último grande evento do ano. Ele marca a chegada do inverno, além de ser a data em que os mortos são lembrados. Os túmulos são benzidos, o Ritual da Lembrança é executado e os feitos dos que estão agora mortos são contados noite adentro. A propósito, as guerras acontecem geralmente depois da colheita, continuando enquanto o clima permitir. A maior parte das batalhas escolhe o mês de Uktar, e a irônica praticidade do Festival da Lua torna-se logo aparente.

Encontro dos Escudos: De quatro em quatro anos, um outro dia é adicionado aos 365 normais - situação idêntica a 29 de fevereiro do calendário Gregoriano. Este dia não pertence a mês algum, e segue a Noite de Verso. Conhecido por Encontro dos Escudos ou Shieldmeet, é um dia de consulta dos nobres ao povo, uma data para o início e a renovação de pactos, juramentos e alianças. É um dia de torneios, justas, testes para aqueles que querem crescer como guerreiros ou clérigos, e um dia de entretenimento, especialmente através de teatros e duelos.

Calendário dos Reinos. Calendarioharptos
Igor
Igor
Narrador
Narrador

Mensagens : 620
XP : 750
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Igor Qui Out 28, 2010 3:38 pm

Marcando os Anos

Os anos, também conhecidos como invernos, são chamados por nomes consistentes em todos os Reinos. Cada povo os numera de maneira diferente. O resultado é uma confusão de números que se sobrepõem, servindo apenas para confundir as pessoas normais e frustrar os sábios e historiadores. As inúmeras maneiras de marcar os anos incluem as seguintes:

Cômputo dos Vales (CV): O Cômputo dos Vales começou no ano em que os humanos receberam a permissão da Corte Élfica para se assentarem nas regiões mais abertas das florestas. As informações nesse texto são precisas até o final de 1367 CV. Em alguns textos, principalmente aqueles que não têm uma ligação mais direta com a história dos Vales, o Cômputo dos Vales é chamado de Cômputo dos Homens Livres (CH).

Cômputo de Cormyr (CC): O Cômputo de Cormyr começou no ano da fundação da Casa Obarskyr, a dinastia que ainda governa essa nação. As informações nesse texto são precisas até o final do ano de 1342 CC. O intervalo de 25 anos entre o Cômputo de Cormyr e o Cômputo dos Vales foi um dos principais causadores da confusão que existe quanto às datas antigas. As linhas de tempo e os calendários antigos frequentemente usam a sigla CV, mas colocam a fundação de Cormyr em 1 CV, em vez de 26 CV. Isso é compreensível, já que os cômputos foram feitos por dois grupos próximos, e espalhados por um terceiro grupo, os mercadores de Sembia, mas esse pequeno problema ainda faz com que sábios e pesquisadores dêem violentas cabeçadas em suas escrivaninhas, tentando entender as datas.

Cômputo do Norte (CN): Usado na cidade de Waterdeep, o Cômputo do Norte remete ao dia em que Ahghairon tornou-se o primeiro Lorde de Waterdeep. As informações neste texto são precisas até 335 CN. Existe um sistema arcaico, chamado de Ano de Waterdeep (AW), que data da suposta primeira utilização de Waterdeep como um posto de comércio. Ultimamente, este sistema foi sendo abandonado, mas se fosse utilizado, o ano seria 2455 AW.

Ano do Dragão (AD): O uso do sistema Ano do Dragão é uma forma antiquada de contar o tempo com gerações de dragões de 200 anos cada. Existem dez ciclos de 200 anos para cada cor e, a cada dois milênios, muda-se o nome do tipo do dragão usado. Esse cômputo foi abandonado há muito tempo, tanto que não se sabe se atualmente é 145º ou 147º Ano do Dragão Vermelho Adulto.

Calendário de Mulhorandi (CM): Um dos mais velhos calendários em uso nos Reinos, este sistema antigo de contar o tempo remete à fundação de Skuld, a Cidade das Sombras, presumivelmente por um deus. Este tomo é preciso até o ano de 3501 CM.


A Lista dos Anos

A grande variedade de calendários conflitantes não ajuda a aplacar a dor de cabeça dos historiadores e sábios. A maior parte deles usa como método de registro a Lista dos Anos, um sistema pelo qual cada ano recebe um nome. Mais recentemente, um novo cômputo surgiu, baseado nos eventos do Tempo das Perturbações, chamado Cômputo Atual (CA).

A Lista dos Anos recebe esta denominação porque eles derivam de profecias escritas sob este título pelo famoso Sábio Perdido, Augathra o Louco, com algumas adições do grande vidente Alaundo. Essa lista é bastante grande, apenas a parte mais relevante dela está aqui:

1300: The Year of the Starfall
1301: The Year of the Trumpet
1302: The Year of the Broken Helm
1303: The Year of the Evening Sun
1304: The Year of the Stag
1305: The Year of the Creeping Fang
1306: The Year of Thunder
1307: The Year of the Mace
1308: The Year of the Catacombs
1309: The Year of the Sunset Winds
1310: The Year of Storms
1311: The Year of the Fist
1312: The Year of the Griffon
1313: The Year of the Shattered Oak
1314: The Year of the Shadowtop
1315: The Year of Spilled Blood
1316: The Year of the Gulagoar
1317: The Year of the Wandering Wyrm
1318: The Year of the Tired Treant
1319: The Year of the Fallen Throne
1320: The Year of the Watching Cold
1321: The Year of Chains
1322: The Year of Lurking Death
1323: The Year of Dreamwebs
1324: The Year of the Grimoire
1325: The Year of the Great Harvests
1326: The Year of the Striking Hawk
1327: The Year of the Blue Flame
1328: The Year of the Adder
1329: The Year of the Lost Helm
1330: The Year of the Marching Moon
1331: The Year of the Leaping Dolphin
1332: The Year of the Sword and Stars
1333: The Year of the Striking Falcon
1334: The Year of the Blazing Brand
1335: The Year of the Snow Winds
1336: The Year of the Highmantle
1337: The Year of the Wandering Maiden
1338: The Year of the Wanderer
1339: The Year of the Weeping Moon
1340: The Year of the Lion
1341: The Year of the Gate
1342: The Year of the Behir
1343: The Year of the Boot
1344: The Year of Moonfall
1345: The Year of the Saddle
1346: The Year of the Bloodbird
1347: The Year of the Bright Blade
1348: The Year of the Spur
1349: The Year of the Bridle
1350: The Year of the Morningstar
1351: The Year of the Crown
1352: The Year of the Dragon
1353: The Year of the Arch
1354: The Year of the Bow
1355: The Year of the Harp
1356: The Year of the Worm
1357: The Year of the Prince
1358: The Year of Shadows
1359: The Year of the Serpent
1360: The Year of the Turret
1361: The Year of Maidens
1362: The Year of the Helm
1363: The Year of the Wyvern
1364: The Year of the Wave
1365: The Year of the Sword
1366: The Year of the Staff
1367: The Year of the Shield
1368: The Year of the Banner
1369: The Year of the Gauntlet
1370: The Year of the Tankard

Igor
Igor
Narrador
Narrador

Mensagens : 620
XP : 750
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Igor Qui Out 28, 2010 3:47 pm

Vale ressaltar que, conforme grifado no último post, estamos no ano de 1368, mês de Marpenoth, dia 26.

26 de Marpenoth, 1368.

Logo, embora estejamos no Outono, o frio do inverno se aproxima à medida em que o meio de Uktar chega.

Devo lembrar que alguns personagens foram feridos por um licantropo no último jogo. Portanto, correram o risco de contrair a doença Licantropia Maldita. Seus efeitos podem ou não ocorrer na próxima Sêlune Cheia (que é o nome da lua natural de Toril, e também nome de uma deusa).

Segue aqui as fases de Sêlune para os próximos dias:
Calendário dos Reinos. Moonphases
Igor
Igor
Narrador
Narrador

Mensagens : 620
XP : 750
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Convidad Qui Out 28, 2010 6:23 pm

Como sempre, muito bom o material. Acho interessantíssimo, além de útil, o desenvolvimento e aprofundamento dos temas, tanto os mais abrangentes, quanto os mais pormenorizados.

Por sinal, a habilidade "Remover Doenças" do Paladino atinge a Licantropia Maldita?

Ah, eu também notei que são listados dois anos a frente do que estamos agora na aventura. Os nomes são pré-concebidos ou nós realmente estamos jogando dois anos aquém do tempo previsto como "presente" pelos livros do Forgotten Realms? Ou isso não é sequer relevante?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Convidad Qui Out 28, 2010 9:12 pm

Obrigado pela resposta, Kalan! Muito esclarecedor.


Remove Disease (Sp): At 6th level, a paladin can produce a remove
disease effect, as the spell, once per week. She can use this ability one
additional time per week for every three levels after 6th (twice per
week at 9th, three times at 12th, and so forth).



A habilidade "Remover Doença" do Paladino é igual à magia, portanto, por essa regra, um Paladino de doze níveis deve ser capaz de curar a Licantropia. No entanto, por isso ser uma habilidade do Paladino e não uma conjuração, não sei se os efeitos ou pré-requisitos seriam os mesmos.

É, em meio às capacidades de batalha de um Guerreiro, às capacidades divinas e regenerativas de um Clérigo, à lábia de uma Ladina e ao carisma de um Feiticeiro, eu estou começando a me sentir meio inútil. =(

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Igor Sex Out 29, 2010 12:35 pm

Ogng escreveu:
A habilidade "Remover Doença" do Paladino é igual à magia, portanto, por essa regra, um Paladino de doze níveis deve ser capaz de curar a Licantropia. No entanto, por isso ser uma habilidade do Paladino e não uma conjuração, não sei se os efeitos ou pré-requisitos seriam os mesmos.

Conforme Kalan disse, existem três métodos de curar a Licantropia Maldita. Os personagens que possuem a perícia Cura sabem os métodos, logo você e Sursis conhecem.

Porém, é necessário fazer algumas ressalvas.

1º Lokky viu que o homem-rato combateu e feriu Anton e Keiichi. Mas você não sabe se alguém foi de fato mordido, pois é a forma do contágio;

2º As magias "remover doenças ou cura completa" devem ser conjuradas por um clérigo de 12º nível;
"Certain special diseases may not be countered by this spell or may be countered only by a caster of a certain level or higher."

(porém)

3º Ainda que eu não me atenha ao Monster Manual no tocante ao "clérigo", o fato de pedir 12 níveis de conjurador (sendo que Remover Doenças é uma magia de 3º círculo, alcançada no 5º nível) não pode ser desconsiderado. Ainda nesta lógica, é necessário que saiba que o nível de conjurador de um paladino é igual a metade do seu nível.

Está complicado para o Lokky poder ajudar =S
Igor
Igor
Narrador
Narrador

Mensagens : 620
XP : 750
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Igor Sex Out 29, 2010 12:46 pm

Ogng escreveu:
Ah, eu também notei que são listados dois anos a frente do que estamos agora na aventura. Os nomes são pré-concebidos ou nós realmente estamos jogando dois anos aquém do tempo previsto como "presente" pelos livros do Forgotten Realms? Ou isso não é sequer relevante?

Eu não entendi bem a pergunta por inteiro, mas vou responder o que ficou claro.

Os nomes foram pré-concebidos pelo "Sábio Perdido", Augathra, "o Louco".

O tempo "presente" no cenário Forgotten Realms vai depender de qual edição você esteja lendo. Os livros da 3º edição (que eu não uso por serem muito superficiais, com algumas raras exceções) datam o "presente" como 1373. A 4ª edição chega a 1390+-, salvo engano.

Eu tenho o calendário dos Reinos até o ano de 1600, com o nome para cada ano.

Estamos em 1368 por uma questão de conveniência da minha história de campanha. Mas mais por causa dos acontecimentos interessantes que ocorreram nos últimos 10 anos.
Igor
Igor
Narrador
Narrador

Mensagens : 620
XP : 750
Reputação : 14
Data de inscrição : 26/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Calendário dos Reinos. Empty Re: Calendário dos Reinos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos